segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O fundamentalismo Islâmico e o mito do novo Terrorismo

Conceitua-se Fundamentalismo, como algo fundamental, que serve de fundamento, que é essencial e necessário. Já Terrorismo, de acordo com o Minidicionário da Língua Portuguesa Silveira Bueno, define-se como um Sistema de governar pelo terror ou por meio de revoluções violentas ou por práticas de atentados. (1992)

Evidencia-se a prática terrorista desde os primórdios da humanidade, passando pelas conquistas marítimas, a Revolução Industrial e principalmente durante e após as duas grandes guerras.

Na corrente fundamentalista existe a facção dos extremistas (NETO, 2002), motivo de crítica pela imprensa internacional. Os extremistas na maioria dos casos representam uma parcela mínima e são responsáveis pelos grandes ataques e culto ao ódio e à destruição. Tais características não são exclusivas do Islã e podem ser identificadas em grupos como ETA, FARC e IRA.

Daniel Pipes, em agosto de 2005 para o The New York Sun, escreveu que:

[..] o Islã radical tem duas alas distintas – uma violenta e ilegal, a outra legalista e política - , e ambas em tensão permanente. A estratégia legalista provou-se eficaz, mas a que aposta na violência se interpõe em seu caminho.

A mídia ocidental comandada por países de primeiro mundo, como Estados Unidos, esforça-se para ligar o conceito de “terrorismo” à religião islâmica. Atualmente existe repúdio ao que é islâmico e o ocidente é tendenciosamente alertado sobre o mal causado por eles. É uma forma de manutenção do status-quo norte-americano e um meio de ter algo a combater para sempre mostrar seu poderio ao resto do mundo.

É irracional dizermos que todo islâmico é terrorista e vice-versa. Sabemos dessa inverdade e como exemplo é válido citar os conflitos que acontecem atualmente no Iraque. Apenas 0,8% dos ataques terroristas são atrelados ao grupo Al-Qaeda, liderado por Osama Bin Laden e acusado pelo ataque às torres gêmeas e ao pentágono. (fonte Al Jazeera) São conflitos internos pelo poder, contudo é impossível falar em democracia e paz quando se tem outro país dentro do território, com outros costumes e religião.

Observa-se a violência na base das 3 religiões citadas por Ali Kamel, diretor executivo da Central Globo de Jornalismo, e escritor do livro: Sobre o Islã: A afinidade entre muçulmanos, judeus e cristãos e as origens do terrorismo.

Na entrevista concedida ao Jornal A GAZETA, no dia 9 de setembro de 2007 no caderno Cidades, Ali Kamel ressalta:

O que eu digo no livro é que alguns, como o historiador britânico Paul Johnson, chegaram a dizer que o Islã é violento por natureza, dando como exemplo versículos que mandam, literalmente, matar politeístas. Acontece que no Antigo Testamento cristão, cujo Pentateuco é a Torá dos judeus, há versículos absolutamente semelhantes, em que Deus manda matar crianças, mulheres, homens e todos os seres vivos em todas as cidades conquistadas na Terra Prometida. E ninguém diz que por causa desses versículos o Judaísmo e o Cristianismo têm uma natureza violenta. [...] aqueles versículos se referem a contextos específicos.

Depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, foi criado o mito do novo terrorismo, nas quais características isoladas foram analisadas para a elaboração de um novo conceito.
A essência do terrorismo continua a mesma, não importando se é um ato local ou proferido em células, como na Al-Qaeda. Os ataques são realizados de maneira alternativa. Utiliza-se o território do inimigo, as armas do inimigo e os alvos são pontos estratégicos.

O mito está em noticiar tais atos como novos e modernos. Sun Tzu, general chinês que viveu há 2.500 anos, escreveu o Best-Seller A Arte da Guerra. Seus capítulos estão repletos de estratégias utilizadas atualmente por grupos terroristas, e o motivo é simples: são estratégias usadas pela minoria para atingir a maioria e o importante é a sobrevivência do grupo ou da ideologia.

De um lado, uma mídia controladora que segue ordens dos Estados Unidos, atinge o cenário internacional de uma forma negativa quando relacionado ao mundo islâmico. Do outro, conceitos mal formulados sobre o terrorismo, onde tenta-se vender notícia, influenciar pessoas e criar preconceitos.

8 comentários:

Tudo ou nada ... disse...

Isso nunca terá fim. Seremos obrigados a ligar nossas tvs e rádios e simplesmente deparar com notícias de morte. Os governantes e superiores assim o querem e assim será ... somos apenas poeira de pensamentos perante as grandes potencias. Tudo acabará apenas com uma única arma "a união dos povos".

Anônimo disse...

Koullouna lilouatann Liloula
Lil a Lam, Milou ay Nizzaman Sayfouna Oual Kalam, Sahlouna Oualjabal - Manbi Tonn Lirrijal
Kaoulouna Oual Amal Fisabilil Ka mal. Koullouna Lilouatann Lil Oula Lil Alam, Koullouna. Lilouatann.
Chaykhouna Oualfata Indasaoutil
Oua Tann Ousdou gha Bin Mata Saouarat Nalfitann Charkouna Kalbouhou Aba Dann Loubanane
Sanahou Rab Bouhou Lima dal Azmane
Koullouna Lilouatann Lil Oula Lil Alam, Koullouna. Lilouatann.
vai tomar no cu Bahrouhou
Barrouhru Dourratouchchar Kain Rildouhou Birrouhou Malioul
Koutbain Ismouhou Izzouhou
Moun Zou Kanal Joudoude Majdouhu Arzouhou Ramzouhou Lilkhouloude
fuck bush Koullouna Lilouatann Lil Oula Lil Alam, Koullouna. Louatann.

Alakestak palanaia salenco all kitaf jazur

Anônimo disse...

كلنـا للوطـن للعـلى للعـلم
ملئ عين الزّمن سـيفنا والقـلم
سهلنا والجبـل منبت للرجـال
قولنا والعمـل في سبيل الكمال
كلنا للوطن للعلى للعلم
كلّنا للوطن
شيخنـا والفتـى عنـد صـوت الوطن
أسـد غـاب متى سـاورتنا الفــتن
شــرقنـا قلبـه أبــداً لبـنان
صانه ربه لمدى الأزمان
كلنا للوطن للعلى للعلم
كلنا للوطن
بحـره بــرّه درّة الشرقين
رِفـدُهّ بــرّهُ مالئ القطبين
إسمـه عـزّه منذ كان الجدود
مجــدُهُ أرزُهُ رمزُهُ للخلود
كلّنا للوطن للعلى للعلم
كلّنا للوطن

Anônimo disse...

Terrorismo é agir de forma insolente e sorrateira,invadindo blogs alheios e despejando toda essa sua bobagem de publicidade, sendo que cada blog tem a sua essência a qual cada autor atráves de esforço tenta manter a sua criatividade literária, e terrorismo só pode ser tratado de uma maneira: MÃO DE FERRO
Usando formas esdruchulas de marketing de guerrilha, e disparando sua opinião sobre a Jihad e o islã.
Anseio a sua desgraça no cenário da blogosfera e o descontentamento geral da opinião pública diante esse seu ato infeliz, vergonhoso e acima de tudo pecaminoso.

شــرقنـا قلبـه أبــداً لبـنان

José disse...

boom.

teo netto disse...

isso tudo vem de muito tempo, é dificil entender o motivo real dessas atrocidades acontecerem. De qualquer forma, deveria acabar, descer pelo ralo, sumir definitivamente.

Traçado disse...

concordo com o q o bossal do Jamel Ahmed Mohammed Ali Al-Badawi disse com respeito ao terrorismo ser tratado com mão de ferro. A mesma mão que deve dar umas mocas nele. Mas esse animal que nem deve ter lido o teu texto...

eu particulamente axo q se tem merda de um lado é pq tem de outro... no caso dos EUA eles plantaram, eles colhem. Pior q o terrorismo físico é o intelectual q essas porras todas fazem. Eu n vejo mais TV. tem td na internet... tv pra mim só quando quero ver alguma coisa diferente. Alienado é quem n tem senso crítico. terrorismo tah em toda parte.
Be water my friend!

Anônimo disse...

Gente intelectual é outra coisa,PESTEEEEEEEE!!!!!!!