segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Pirataria da Tropa

Nunca um filme brasileiro no Brasil fez tanto sucesso quanto Tropa de Elite, baseado no livro "A Elite da Tropa" de André Batista e outros. Digo no Brasil, por não ter sido indicado ao Oscar e lançado no exterior.

O filme, parafraseando a Revista Veja, trata bandido como bandido e usuário de droga como financiador do tráfico.

Como se não bastasse, o sucesso do longa que conta a história, ou parte dela, do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro (site em construção), foi alvo do maior sinônimo de descaso e desonestidade que possa existir, a PIRATARIA.

Antes mesmo do diretor José Padilha ver a cor do dinheiro, o filme já era sucesso em todo o Brasil, onde cópias piratas eram (e são) vendidas por R$4,00. A explosão foi tanta, que os falsários passaram a vender o Tropa de Elite II e o Tropa de Elite III - O filme do BOPE. Ambos são vendidos como continuação do primeiro, no entanto, não passa de pura mentira. Um deles eu cheguei a assistir, é um documentário de Walter Moreira Salles, muito bom por sinal, que conta um pouco das operações da Polícia Civil e Militar ao invadirem as favelas para acabar com o tráfico de drogas.

Visto por aproximadamente 5 milhões de pessoas, TdE tem sido uma espécie de Orgulho Nacional, onde existe a diferenciação da polícia convencional e a especial. Em um país no qual a corrupção é sempre prato do dia, Capitão Nascimento torna-se herói da nação.

Uma nação que comercializou mais de 1 milhão de dvds piratas somente deste título supracitado. Uma nação que não aprendeu a dizer NÃO ao errado e que não briga por seus direitos. (Não = com este, 4)

Estamos condenados historicamente, ainda pagamos as consequências do reconhecimento desnecessário da independência. Pirataria, corrupção, exploração da propriedade nacional, são problemas de longa data.

Aos poucos intelectuais que sobraram, aqui desejo boa sorte.

3 comentários:

Tudo ou nada ... disse...

Infelizmente ainda vivemos o difamado "jeitinho brasileiro", e da mesma forma que um fumante de maconha é culpado pela morte de um inocente, somos culpados por incentivar a pirataria comprando o produto de roubo.
Parabéns pelo seu blog

Abraço

Anônimo disse...

Terrorismo, é agir de forma rasteira e insolente, ao ir visitar um blog alheio e despejar seus ataques publicitários sem nenhuma autorização prévia de seu autor que com muito custo tenta manter uma autenticidade em seus textos. E terrorismo meu amigo, só pode ser tratado de uma única forma: MÃO DE FERRO!

Anseio pela sua desgraça na blogosfera e descontentamento geral diante a opinião pública.

Traçado disse...

pirataria é foda.
o msm culpado da pirataria é o msm culpado q legalizou as porras dos flanelinhas na rua. E falar q a culpa é nossa... é o caralho! só vou assumir a minha parcela de culpa quando o Estado passar a agir como se assumisse a deles.